Planos de Aula - Espaço do professor

O projeto Espaço do Professor busca atender aos pedidos de professores, pedagogos e educadores sobre como trabalhar, em sala de aula, os temas disponíveis na Enciclopédia Itaú Cultural. Compreendendo a importância da educação formal e o papel da Enciclopédia como instrumento de consulta de professores e alunos de vários níveis de ensino, lançamos o Espaço do Professor.

Nesse espaço, por meio de roteiros temáticos, são apontados diálogos e conexões entre várias expressões artísticas mapeadas em nossa base de dados. O objetivo é oferecer abordagens possíveis de assuntos tratados na Enciclopédia e indicar, de modo orientado e dinâmico, as ferramentas disponíveis no site (textos, vídeos, áudios, imagens etc.).

Com conteúdos recomendados para diferentes etapas de aprendizado, os planos de aula contemplam desde o ensino infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As sugestões de atividades podem ser aplicadas em sala de aula por professores de diferentes áreas de ensino. A conexão direta com os verbetes torna possível a consulta à Enciclopédia durante o acesso a qualquer plano de aula. Desse modo, o professor pode conferir informações e/ou saber mais sobre os artistas e movimentos indicados.

Colabore conosco: não deixe de compartilhar sua experiência em sala de aula pelo e-mail enciclopedia@itaucultural.org.br

ARTE NAÏF: HEITOR DOS PRAZERES

Conheça mais sobre arte naïf através da obra de Heitor dos Prazeres.

Para acessar o plano de aula clique aqui

HÉLIO ZISKIND

Sequência de atividades para o relacionamento do aluno com o universo artístico de Hélio Ziskind.

Para acessar o plano de aula clique aqui

LENINE

A obra de Lenine e sua leitura da tradição musical popular através do maracatu.

Para acessar o plano de aula clique aqui

LYGIA FAGUNDES TELLES

O gênero conto e suas surpreendentes variações a partir da obra de Lygia Fagundes Telles.

Para acessar o plano de aula clique aqui

ROSEANA MURRAY

A palavra como matéria prima para a transmissão de sentimentos e sensações.

Para acessar o plano de aula clique aqui