Artigo da seção pessoas Fanny Abramovich

Fanny Abramovich

Artigo da seção pessoas
Literatura / teatro  
Data de nascimento deFanny Abramovich: 1940 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / São Paulo)

Biografia

Fanny Abramovich (São Paulo, São Paulo, 1940). Escritora de literatura infantil e juvenil, pedagoga e atriz. Filha de mãe brasileira e pai argentino, é descendente de família judaica que imigra para o Brasil. Aos 14 anos de idade, Fanny começa a trabalhar dando aulas particulares. Com 16, matricula-se no curso normal do Instituto de Educação Padre Anchieta, concluindo-o em 1958, no Colégio Batista Brasileiro. No mesmo ano em que inicia o curso normal, passa a lecionar no Ginásio Israelita Brasileiro Scholem Aleichem, onde atua por 11 anos. Em 1957, ingressa no Teatro Escola de São Paulo (Tesp), no qual trabalha até 1962. Ao concluir a formação de normalista, começa o curso de pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL/USP), que conclui em 1963. Nesse ano, trabalha como consultora pedagógica da Editora Giroflé e tem seus primeiros contatos com a literatura infantil e juvenil. Ganha bolsa de estudo do governo francês, em 1965, e se especializa em arte e educação em Paris. Permanece na capital francesa até o ano seguinte, quando vai para Roma estudar tele-educação na rede de comunicação Radiotelevisione Italiana (RAI). Ao retornar ao Brasil, abre o Centro de Educação e Arte (CEA), que mantém suas atividades por oito anos. A partir de 1968, ministra cursos e presta assessoria sobre arte e educação em diversos lugares do país. Em 1977, começa a escrever sobre educação infantil para o Jornal da Tarde e outros periódicos. Apresenta também quadros sobre o assunto na televisão, como no programa TV Mulher, da TV Globo, em 1980. Participa, em 1979, como co-autora, da publicação de Teatricina. Seu primeiro livro na área de pedagogia, O Estranho Mundo que Se Mostra às Crianças, é publicado em 1983. Estréia na literatura infantil e juvenil em 1986, com Deixa Isso pra Lá e Vamos Brincar, que é reformulado dez anos depois, ganhando novo título: Brincando de Antigamente. Ainda em 1996, tem editado seu livro de memórias Ziguezagues: Andanças de uma Educadora e Escritora.

Outras informações de Fanny Abramovich:

  • Habilidades
    • atriz
    • escritora
    • pedagoga

Espetáculos (1)

Fontes de pesquisa (1)

  • COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico da literatura infantil e juvenil brasileira: séculos XIX e XX. 4. ed. São Paulo: Edusp, 1995.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • FANNY Abramovich. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopediaitaucultural.org.br/pessoa5768/fanny-abramovich>. Acesso em: 19 de Ago. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7